Golpistas estão explorando a tecnologia para aplicar fraudes envolvendo a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Mensagens de texto fraudulentas, supostamente enviadas por órgãos de trânsito, têm alarmado motoristas em todo o Brasil. Essas mensagens, que parecem oficiais, informam sobre a suspensão ou cassação da habilitação e pedem que os destinatários cliquem em links para regularizar a situação.

Ao acessar esses links, as vítimas são direcionadas a sites falsos que imitam portais governamentais. Os golpistas coletam dados pessoais, como CPF e número de habilitação, ou exigem pagamentos que variam de R$ 90 a R$ 170 para “resolver” as supostas irregularidades. Em estados como São Paulo e Minas Gerais, houve um aumento significativo nos relatos deste golpe nos últimos meses.

Os Departamentos Estaduais de Trânsito (Detrans) alertam que não enviam notificações por SMS ou aplicativos de mensagens, recomendando que qualquer dúvida seja verificada diretamente nos canais oficiais. Especialistas em cibersegurança orientam a não clicar em links desconhecidos e a desconfiar de mensagens com caráter urgente ou tom alarmista.

Deixe um comentário

Tendência