
Fonte: @ziraldooficial
Após a pressão de pais, a Secretaria Municipal de Educação da cidade de Conselheiro Lafaiete, decidiu suspender os trabalhos com o livro.
Segundo o site Agência Brasil, a suspensão da obra escrita por Ziraldo Alves, gerou uma discussão sobre censura de livros no Brasil. Os responsáveis pela solicitação da remoção do livro, alegam que parte do conteúdo é “extremamente agressivo”.
A história lançada em 1986, gerou discussão a respeito das diferenças e igualdade entre a amizade de um menino marrom e um menino branco. Em nota, a Secretaria afirma a importância do conto. “Respeitando as preocupações dos pais e da comunidade escolar, decidiu pela suspensão temporária dos trabalhos realizados sobre o livro”
A decisão gerou reação entre professores e especialistas e a discussão logo ganhou força na internet. Enquanto algumas pessoas defendem a decisão, outras afirmam que ela é preocupante, um ato de censura.
Nas redes sociais, houveram manifestações contra a decisão, alegando um absurdo censurar um livro, principalmente uma obra escrita por um mineiro tão consagrado.
Quem é Ziraldo?
Ziraldo nasceu em Minas Gerais, na cidade de Caratinga, em outubro de 1932. Escritor, desenhista, chargista, caricaturista e jornalista, foi um dos fundadores do jornal “O Pasquim”, conhecido como um dos principais autores de livros infantis do Brasil, sua maior obra de renome é “O Menino Maluquinho”, que mais tarde readaptou para o cinema.
Ziraldo Alves morreu em abril deste ano aos 91 anos de idade.





Deixe um comentário