Nesta segunda-feira (2), Taiwan foi atingida por um terremoto de magnitude 7,4, deixando nove pessoas mortas e cerca de 800 feridas.

De acordo com o serviço geológico dos EUA, o desastre aconteceu a 21 quilômetros da cidade de Hualien.

O tremor foi sentido em Taipê, capital de Taiwan, a menos de 200 quilômetros do epicentro. Por causa do ocorrido, partes da cidade ficaram sem energia elétrica e mais de 80 imóveis tiveram o serviço interrompido.

Especialistas apontam, que quanto mais próximo à superfície, mais danos um tremor pode causar. A cidade atingida, está no Anel de Fogo do Pacífico, que provoca atividade sísmica e vulcânica maciça da Indonésia ao Chile.

Por conta do ocorrido, a rede japonesa NHK, alerta um tsunami em Taiwan, Japão e Filipinas. Ainda, aponta que as grandes ondas já chegaram ao litoral da ilha de Yonaguni, que pertence ao Japão e relativamente próximo à Taiwan. 

As Filipinas também emitiram um alerta para tsunami nas regiões costeiras do país.

Horas após o tremor, as alertas de tsunami foram canceladas, enquanto o Centro de Alerta de Tsunami do Pacífico afirmou ameaça aos Estados Unidos. 

Até o momento, não houve relatos de quaisquer danos importantes causados por estas ondas.

O terremoto é o mais forte a impactar a ilha em 25 anos, de acordo com um porta-voz da Administração Central de Meteorologia de Taiwan. 

Em 1999, a ilha foi atingida pelo terremoto conhecido como Jiji, segundo a CWA.

Deixe um comentário

Tendência