
Durante o procedimento de uma cirurgia para a correção de um aumento benigno da próstata, os médicos identificaram um “outro ponto de preocupação”, comprovado diante de exames uma forma de câncer.
O palácio anunciou nessa segunda-feira (05) o diagnóstico do rei, mas não especificou detalhes sobre o tipo de doença.
Segundo a CNN, uma fonte pontuou, no entanto, que a doença não é de próstata, e que o rei está “totalmente positivo” em relação aos procedimentos e ao retorno de suas atividades públicas. Para isso, foi indicado que ele adiasse compromissos públicos indeterminadamente para completar o tratamento do câncer diagnosticado, mas continua cumprindo com seus “deveres do Estado”, e trabalhando em documentos normalmente.
O que acontece se Charles III ficar incapacitado?
Se o rei Charles III ficasse doente a ponto de ficar incapacitado de exercer suas funções, dois ou mais Conselheiros de Estado poderiam delegar as tarefas.
Os responsáveis seriam autorizados a assinar documentos, participar de reuniões do conselho e receber novos embaixadores, mas não desemprenhar algumas funções constitucionais mais importantes como a nomeação de um primeiro ministro.
O Conselho do Estado no Reino Unidos tem como conselheiros a rainha Camilla, o príncipe Harry, a princesa Anne, o príncipe Edward, o príncipe Andrew e a princesa Beatrice.
Entretanto, se o rei se tornar completamente incapaz de cumprir os seus deveres constitucionais, a ponto de o Estado já não poder funcionar adequadamente, os seus poderes podem ser retirados e assumidos por um regente.
Segundo uma lei de 1937, o regente seria o próximo na linha de sucessão ao trono, que atualmente é o príncipe William.
Para que isso aconteça, o médico deve evidenciar tais fatos para que o príncipe William possa assumir as atividades. Além disso, a concordância da maioria, seria evidenciada por um painel por maioria de votos. O painel, consiste no Lorde Chanceler do Reino Unido, o presidente da Câmara dos comuns – equivalente à Câmara dos deputados, no chefe da justiça, no juiz mais antigo do sistema jurídico da Inglaterra e Gales e na rainha.
A declaração e decisão precisariam ser feitas por escrito, se ele estará apto ou não à retornar as funções estabelecidas.
Enquanto isso, o príncipe William, regeria em seu nome.
Charles lll assumiu o trono em setembro de 2022, após o falecimento da mão, rainha Elizabeth ll.




Deixe um comentário