Foto: EBC

Segundo a CNN, durante a cerimonia, o Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, aponta que soaria como impunidade e salvo-conduto para novos atos terroristas.

No dia 8 de janeiro de 2023, o Congresso Nacional sofreu um ataque de autonomeados patriotas, que invadiram o local e vandalizaram o Palácio do Planalto e o Supremo Tribunal Federal (STF). 

No entanto, a fala do atual Presidente neste dia (8), durante o discurso expressou, “Democracia Inabalada”, “todos aqueles que financiaram, planejaram e executaram a tentativa de golpe devem ser exemplarmente punidos. Não há perdão para quem atenta contra a democracia, contra seu país e contra seu próprio povo”, afirmou Lula.

O presidente do país, ainda relata que não haverá democracia plena enquanto persistirem as desigualdades, seja de renda, raça, gênero, orientação sexual, acesso à saúde, educação e demais serviços públicos. Expressando ainda, que a fome é inimiga da democracia. “Uma criança sem acesso à educação não aprenderá o significado da palavra democracia. Um pai ou uma mãe de família no semáforo, empunhando um cartaz escrito ‘Me ajudem pelo amor de Deus’, tampouco saberá o que é democracia”, declarou.

Na opinião de Lula, os brasileiros são capazes de se unirem “para construir um país mais justo e menos desigual”, já que é possível deixar as divergências de lado para a defesa do regime democrático.

Ainda, segundo o site de notícias Correio Braziliense , o presidente citou uma revelação feita pelo Ministro do Supremo Tribunal Federal, que chegou a ser articulado um plano para enforcá-lo em praça pública. Alegou ainda, que “Adversários políticos e autoridades constituídas poderiam ser fuzilados ou enforcados em praça pública, a julgar por aquilo que o ex-presidente golpista pregou em campanha e que seus seguidores tramaram nas redes sociais”, afirmou o petista. 

Após o evento realizado nesta segunda-feira (8), o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB), afirma que “patriota é quem defende a democracia e respeita a constituição. o contrário disso é golpista”. 

Deixe um comentário

Tendência