O Serviço Geológico do Brasil e o Órgão de Assuntos Internacionais do Serviço Geológico Francês, firmaram colaboração para o desenvolvimento de projetos conjuntos no campo das geociências.  

De acordo com o SGB (Serviço Geológico do Brasil), o Brasil conta com mais de 20 países em parcerias, entre eles estão Estados Unidos, Canadá, Inglaterra e Japão.

Nesta edição do evento que reúne representantes do setor de energia nuclear- indústria, academia, especialistas e profissionais de inúmeras nações a cada dois anos. O debate, é sobre o uso da energia nuclear para fins pacíficos, como a geração de eletricidade, aplicação na medicina, pesquisa científica e industrial.

A parceria ocorrerá sobre minerais críticos para transição energética considerados de alta relevância, mas que sofrem restrição com lítio, cobalto, uso do uranio e armazenamento de CO2 em aquíferos salinos profundos.

O evento aconteceu nos dias 28 a 30 de novembro na capital francesa.

Entenda sobre a transição energética

A transição energética é uma mudança de padrão que envolve não só a geração de energia, mas também o consumo e o reaproveitamento dela. O conceito parte de migração de matrizes energéticas poluentes, como o combustível fóssil à base de carvão ou petróleo, para fontes de energias renováveis como hidrelétricas, eólicas, solares e de biomassas. É o mais necessário para a evolução da economia de baixo carbono.

Contudo, a transmissão energética se estende para o meio ambiente também, gestão de resíduos, eficiência energética, digitalização e entre outros meios que possam reduzir as emissões de gases de efeito estufa e influência nas mudanças climáticas. É uma oportunidade na área eficiência energética, que se remete à capacidade de melhor rendimento com menos uso de recursos sem abdicar da qualidade, pois para empresas e governos, além de racionalizar o uso do solo e da água, acelera a economia circular e otimiza a geração de usinas hidrelétricas.

O site “Além da Energia, cita que segundo o Banco Mundial, ainda existe 840 milhões de pessoas sem acesso a energia elétrica no mundo, por isso o termo “Transição Justa”.

Deixe um comentário

Tendência